MP desarquiva inquérito de 2013 para acusar Lula — Perseguição

MP desarquiva inquérito de 2013 para acusar Lula — Perseguição

MP desarquiva inquérito de 2013 para acusar Lula — Perseguição

A Procuradoria-Geral da República e a polícia federal do Brasil reabriram uma investigação sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por factos relacionados com o pagamento de um suborno supostamente feito pela Portugal Telecom em 2005.

Após uma acusação feita pelo publicitário Marcos Valério durante um depoimento à PF em 2012, de que Lula sabia e foi beneficiado por um pagamento feito pela Portugal Telecom ao Partido dos Trabalhadores (PT) no valor de US$ 7 milhões, os policiais começaram a investigar a acusação. As suspeitas tem base em depoimentos do empresário Marcos Valério.

O caso foi aberto em 2013 e arquivado em 2015 a pedido da Procuradoria da República, que alegou que não era possível comprovar o caminho do dinheiro.

Segundo informações do Estadão, em 2015, o procurador Frederico Paiva solicitou o arquivamento do inquérito por entender que as declarações de Valério não foram comprovadas.

Anna Faris e Chris Pratt anunciam divórcio
O casal, que tem um filho de quatro anos juntos, divulgou comunicado nas redes sociais falando sobre a decisão de se separarem. Nosso filho tem dois pais que o amam muito e em seu respeito queremos manter essa situação o mais privada possível.

Wonder Woman and Batman added in 'The Flash' solo movie
This could be due to salary negotiations or perhaps the idea of using a new director to bring new creative angles into the sequel. The studio will likely keep mum on the issue until Justice League debuts in order to ensure the flick lives up to expectations.

Após empate com Cruzeiro, Lindoso pede foco total na Libertadores
Claro, a equipe cruzeirense ainda tem, paralelamente ao campeonato nacional, a oportunidade de chegar à Libertadores. Com dois dias de descanso, o grupo volta aos treinamentos, na Toca da Raposa II, na quarta-feira, em dois períodos.

Apura o envolvimento do ex-presidente em negociações para repasse de R$ 7 milhões da Portugal Telecom ao PT para quitar dívidas eleitorais. Porém, no início do ano passado, um juiz da 10ª Vara Criminal Federal de Brasília discordou do relatório e, quando isso acontece, é preciso que o caso seja reavaliado pela Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria-Geral da República. Ambos os Ministérios Públicos de Portugal e do Brasil pediram o arquivamento delas por total falta de provas. Tendo por responsabilidade a revisão de procedimentos como arquivamentos de inquéritos, a Câmara de Combate à Corrupção decidiu pelo "retorno dos autos à origem, para que seja designado outro membro para continuidade das investigações", segundo portaria assinada pela procuradora-chefe.

"Não há nada, portanto, que justifique a reabertura dessa investigação agora”, diz o ex-presidente Lula por meio de nota da assessoria".

Por isso, a Procuradoria da República do DF recebeu novamente a investigação e determinou sorteio de um novo procurador para ficar à frente do caso. Valério acusou Lula e o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci de terem tratado em pessoa a transferência do dinheiro, num acordo dentro do Palácio do Planalto.

Related news