Mais de 2.200 operacionais no combate a nove incêndios em sete distritos

Mais de 2.200 operacionais no combate a nove incêndios em sete distritos

Mais de 2.200 operacionais no combate a nove incêndios em sete distritos

"Registámos desde zero horas de hoje um total de 200 ocorrências de incêndios florestais", adiantou a porta-voz da Proteção Civil, dando conta de que, só entre as 15h e as 16h, houve registo de 25 novos fogos, entre as 16h e as 17h outros 25, e entre as 17h e as 18h, mais 23 fogos florestais, num fim de semana em que as temperaturas máximas chegaram em vários distritos perto dos 40 graus.

Em Coimbra, o fogo que teve início na tarde de sábado em Carvalhosas, junto à praia fluvial do Mondego, em Torres do Mondego, era combatido por 274 bombeiros, apoiados por 84 meios terrestres. "O fogo já entrou na localidade de Beco e está a ir em direção a Dornes".

No distrito de Santarém, 296 operacionais e 92 viaturas combatiam o incêndio - que reativou na tarde de sábado depois de ter sido dado como dominado - em Ferreira do Zêzere, onde foi ativado, ao início da madrugada, o plano municipal de emergência do concelho.

As câmaras de Coimbra e de Cantanhede mantêm ativados os respetivos planos municipais de Emergência de Proteção Civil acionados na sexta-feira.

Fogo em Ferreira do Zêzere chega a distrito de Castelo Branco
De acordo com a página da Proteção Civil, esse segundo incêndio começou na localidade de Barbéns e já mobiliza 52 operacionais e dez veículos.

Japão diz que não pode tolerar mais provocações da Coreia do Norte
Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução que amplia as sanções contra o país asiático.

Câmara de Lisboa apoia veto de Marcelo ao decreto da Carris
O Ministério do Ambiente anunciou, na mesma data, que a gestão da Carris ficaria a cargo da CM Lisboa a partir de dia 1 de fevereiro de 2017.

O incêndio que começou no concelho de Cantanhede e que lavrou na sede de distrito, Coimbra, foi dado como dominado hoje de manhã, afirmou o presidente da Câmara, Manuel Machado, referindo que o risco de reativação "é alto".

Segundo Paulo Santos, registaram-se vários focos de incêndio durante a noite nos concelhos de Alvaiázere e de Pombal, sublinhando que, entre as 00:00 e as 08:00, foram contabilizados "55 focos de incêndio" no território nacional.

Ao todo, nesta altura, há "18 incêndios ativos em todo o país" que estão a ser combatidos por três mil operacionais, apoiados por 27 aeronaves. Apesar de estar em fase de resolução (sem "perigo de propagação para além do perímetro já atingido"), continua a mobilizar o maior número de meios: estavam no terreno 412 operacionais e 137 viaturas, de acordo com os dados da Proteção Civil atualizados às 05:15.

Related news