Leitura contra a denúncia de Temer será feita hoje na Câmara

No mesmo dia em que retomam oficialmente as atividades parlamentares, deputados já deverão analisar em plenário a denúncia contra o presidente Michel Temer, por corrupção, apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Há também os casos de ministros que são esperados em plenário, embora haja a expectativa do governo de os suplentes votarem contra a denúncia: Osmar Terra, do PMDB-RS (Desenvolvimento Social); Leonardo Picciani, do PMDB-RJ (Esporte); e Maurício Quintella, do PR-AL (Transportes).

Em outra linha de ação, o governo substituiu suplentes que hoje ocupam cargos para estar na Câmara e votar em prol do presidente. "O governo não tem o número suficiente de deputados para abrir a sessão", disse à AFP o deputado Paulo Pimenta (PT).

Deputa Mariana Carvalho (PSDB-RO) segunda-secretária da Câmara dos Deputados, leu nesta terça-feira (1º) em plenário o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que recomenda a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer.

Se a abertura do processo for autorizada pelos parlamentares, será depois a vez do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestar. "Cinco partidos grandes já decidiram apoiar o presidente e só isso já soma 200 votos", disse um assessor da presidência, referindo-se ao cálculo que indica que se o governo conseguir 172 votos, incluindo ausências e abstenções, já não será possível chegar aos dois terços do total necessários para que o caso avance. Mas não votar é manter o País parado no momento que o Brasil vive de recuperação econômica, mas ainda com muitas dificuldades.

Iniesta: PSG target Neymar is worth more than €300m
In 2013, he even inherited the number 10 jersey immortalised by three-time world winner Pele, despite always playing 11 for his club side.

Um morto na Venezuela durante a greve geral contra a Assembleia Constituinte
De tarde haverá uma manifestação em uma rua de Caracas onde um jovem manifestante morreu. Pelo menos 100 pessoas já perderam a vida e mais de mil foram detidas.

¿Justin Bieber canceló su gira para 'dedicarse a Cristo'?
Lo siento si alguien se siente decepcionado o traicionado. "Felicito a Justin por darse cuenta de cuándo debía parar". Sin embargo, el cantante de la banda Sugar Ray, Mark McGrath, dijo que Bieber debería haber continuado con su gira.

Confiante de uma vitória, Temer quer que a Câmara vote logo a denúncia. "A decisão do PT é pelo afastamento, não existe essa conversa de deixar o presidente da República sangrar porque, a cada dia que passa, ele prejudica mais a população brasileira. Temos que aproveitar isso", disse o líder da minoria, José Guimarães (PT-CE).

Líderes de partidos de oposição também reúnem-se no início desta tarde.

Dois acionistas maioritários da empresa, Joesley Batista e Wesley Batista, e outros executivos afirmaram que o Presidente recebia subornos em troca de intermediar favores à empresa junto a órgãos do Governo. Embora a sessão possa ser aberta com 51 deputados presentes à Casa, a votação só se iniciará com 342 parlamentares em plenário.

"Vai dar quorum, a gente vai votar". Então, vamos pleitear que a votação seja iniciada com número bem superior a 342.

É tido como certo que o governo quer entrar em confronto com os oposicionistas no sentido de garantir quórum a todo custo, com a justificativa de que qualquer atraso na votação sobre a denúncia prejudicará a imagem do país junto ao mercado internacional e poderá causar danos ainda maiores à economia.

Related news