INPC apresentou variação de 0,17% em julho

INPC apresentou variação de 0,17% em julho

INPC apresentou variação de 0,17% em julho

A inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acelerou para 0,24% em julho, após registrar uma deflação em junho, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (9). O índice brasileiro ficou em 0,24%.

Com os resultados, a inflação acumulada em 2017 chegou a 1,43%, e nos últimos 12 meses, a 2,71 %, a menor taxa para o período desde 1999. Em comum, são anos marcados por recessão e elevado nível de desemprego - o que contribuiu em boa parte para conter a inflação. Destaque de queda para a região metropolitana do Rio de Janeiro (-0,32%). Foi também o ano da maxidesvalorização do real.

Segundo o órgão, pesou para o resultado do mês a queda nos preços de alimentação e bebidas, que recuaram pela terceira vez seguida a 0,47%.

Em julho, os gastos com a casa e com os transportes foram os principais responsáveis pela taxa de inflação. No primeiro caso, o principal impacto individual, de 0,20 ponto percentual, veio da energia elétrica, com alta de 6%. Isso porque entrou em vigor da bandeira tarifária amarela, em 1º de julho, representando uma cobrança adicional de R$ 2,00 a cada 100 Kwh consumidos.

Raúl Alarcón vence na Senhora da Graça
Foi um despique tremendo com o italiano António Parrinelo (GM Europa) e o francês Stephane Poulhies (Armee de Terre). Como tem sido habitual, a chegada a Castelo Branco tem sido disputada ao sprint e hoje não foi diferente.

Jungmann diz que novas operações militares ocorrerão em breve no Rio
O balanço informou também a morte de três pessoas em confronto com a polícia e a apreensão de dois adolescentes. Dos 40 mandados de prisão expedidos pela Justiça, 15 foram cumpridos, sendo apenas seis nas ruas.

Gatlin festeja ouro nos 100m e vitória sobre Bolt: 'É surreal'
Como a internet nunca perdoa, no Twitter Usain Bolt virou Trending Topics, sendo um dos assuntos mais comentados do momento. A última oportunidade de assistir à lenda das pistas em ação será no mesmo dia, às 17h50, horário de Brasília, na final.

Os produtos alimentícios tiveram queda de 0,45% em julho. Campo Grande registrou a menor taxa, deflação de 0,24%.

A desaceleração brutal do IPCA confirma a saída de um ciclo de inflação elevada (+10,67% em 2015 e + 6,29% em 2016) combinada à pior recessão da história do país.

O resultado ficou acima da expectativa de analistas ouvidos pela Bloomberg, que previam um IPCA de 0,18% em julho e de 2,65% em 12 meses.

Related news