Câmara dos Deputados aprova texto-base da TLP

Câmara dos Deputados aprova texto-base da TLP

Câmara dos Deputados aprova texto-base da TLP

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, no início da tarde desta quinta-feira (24/8), a Medida Provisória nº 777, que institui a nova taxa de juros do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Taxa de Longo Prazo (TLP).

Pelo texto aprovado, a nova taxa será anunciada a cada mês e também incidirá sobre os recursos do Fundo de Participação PIS-Pasep, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo da Marinha Mercante.

Os deputados votaram o texto principal e rejeitaram dois destaques, mas ainda falta votar outros três pontos da MP, que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP) para os financiamentos do BNDES.

De acordo com a equipe econômica do governo, o objetivo da substituição da TJLP é fazer com que a nova taxa aproxime as condições de empréstimos do BNDES às praticadas pelo mercado.

Greve do SEF desconvocada
A greve está agendada para os dias 24 e 25 de agosto e deverá deixar o aeroporto de Lisboa com um terço dos inspetores habitualmente destacados para o aeroporto.

Sem consenso, votação sobre reforma política sobe no telhado
Em 2026, o percentual será de 2,5%, com 1,5% dos votos válidos em cada Estado ou 13 deputados eleitos em nove Estados. Parte dos deputados queria vota a proposta item por item, mas não houve acordo entre os parlamentares.

Ex-procuradora da Venezuela diz ser perseguida por Maduro
A comissão ainda investigará casos de violência política ocorridos desde 1999, quando Hugo Chávez assumiu o poder. Os 545 integrantes da ANC ratificaram Maduro, como presidente da Venezuela por unanimidade.

A MP ainda precisa passar pelo plenário do Senado até o dia 7 de setembro, quando perde a validade.

"[A aprovação da TLP] gera confiança dos investidores no avanço das demais medidas propostas pelo governo, leia-se reformas política e da Previdência", destacou mais cedo a Correparti em relatório.

Na véspera, houve um revés depois que o presidente da comissão mista, senador Lindberg Farias (PT-RJ), encerrou a sessão sem que a MP tivesse sido votada, ao justificar que ela não trazia os requisitos orçamentários necessários. Quanto maior sua distância da Selic, taxa básica de juros da economia, hoje em 9,25% ao ano, maior o custo para o Tesouro.

Todos os contratos feitos pelo BNDES com base na TJLP até 31 de dezembro de 2017 continuarão em vigor até que sejam amortizados.

Related news