Brasil vai propor suspensão da Venezuela do Mercosul, diz Aloysio Nunes

Brasil vai propor suspensão da Venezuela do Mercosul, diz Aloysio Nunes

Brasil vai propor suspensão da Venezuela do Mercosul, diz Aloysio Nunes

Aloysio Nunes, ministro brasileiro dos assuntos exteriores - país que exerce a presidência rotativa do organismo - diz que "é intolerável que tenhamos no continente sul-americano uma ditadura".

A Venezuela já tinha sido suspensa do Mercosul em dezembro do ano passado. "Houve uma ruptura da ordem democrática na Venezuela", disse. O país presidido por Nicolás Maduro pode ser expulso do Mercosul por desrespeitar o Protocolo de Ushuaia, que trata dos compromissos democráticos a serem seguidos pelos membros do bloco.

Na reunião prevista para sábado, os chanceleres podem avaliar eventuais medidas a serem adotadas em relação ao país vizinho, governado pelo presidente Nicolás Maduro. Apesar de Brasil e Argentina estarem alinhados na questão sobre a Venezuela, não há consenso dentro do grupo para uma suspensão - como foi visto recentemente na reunião entre os chefes de Estado do bloco em Mendoza no dia 21 de julho.

A decisão foi aprovada por unanimidade e anunciada neste sábado (5), após uma reunião em São Paulo, da qual participaram representantes do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, os quatro países fundadores do bloco. "O Uruguai vem aqui convencido de que essa é uma ação que tomamos em favor do povo venezuelano, sem renunciar ao diálogo e ao entendimento", ressaltou.

Paris Saint-Germain oficializa contratação milionária de Neymar
Em breve, divulgaremos as declarações do porta-voz do clube, Josep Vives, sobre Neymar Jr . E vou fazer o melhor para ajudar nossa equipe", disse Neymar , que receberá a camisa 10.

Documental de la televisión británica revelará confesiones sexuales de Lady Di
Los familiares insisten en que el material es privado y que les pertenece a ellos. Tras una larga batalla en la justicia, los videos fueron entregados a Settelen.

Neymar faz exames no Porto e volta a Barcelona
Dada essa situação, o treinador o liberou da atividade para definir seu futuro - disse a assessoria, por telefone. A informação foi divulgada pelo Barcelona em comunicado por meio de seu site oficial.

Na visão de Loizaga, a situação na Venezuela confirma que "não existe o Estado de direito", o que ficou ainda mais agravado após a transferência a uma prisão militar dos líderes opositores Antonio Ledezma e Leopoldo López, que estavam em prisão domiciliar. Nunca. Somos Mercosul de alma, coração e vida.

Confrontos em manifestações contra o ditador já deixaram mais de cem mortos na Venezuela desde então, sendo pelo menos 14 em protestos contra a Constituinte. "Administrativamente, (a Venezuela) está suspensa quanto aos seus direitos", acrescentou. A iniciativa foi criticada pelo Mercosul, bloco do qual a Venezuela também faz parte, mas está suspensa por causa dos conflitos políticos.

O Protocolo de Ushuaia é mais duro e prevê inclusive o fechamento de fronteiras, do tráfego aéreo e marítimo, a suspensão total ou parcial do comércio e do fornecimento de energia, se os países assim o desejarem, mas isso não deve acontecer.

Related news