Aldeias evacuadas em Vila de Rei, Coimbra e Vila Real — Incêndios

Aldeias evacuadas em Vila de Rei, Coimbra e Vila Real — Incêndios

Aldeias evacuadas em Vila de Rei, Coimbra e Vila Real — Incêndios

Proteção Civil diz que houve 40 feridos ligeiros em Abrantes e dezenas de pessoas retiradas das suas casas.

Às 16h20 a página da internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registava oito ocorrências importantes em termos de incêndios.

Em declarações à agência Lusa, a adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, afirmou que, às 13:20, eram cinco os incêndios mais preocupantes: Mealhada, Alvaiázere, Ferreira do Zêzere, Coimbra e Castelo Branco.

Há ainda 15 pelotões de militares a trabalhar na ajuda ao combate às chamas, tendo Patrícia Gaspar destacado o papel das Forças Armadas no incêndio de Vila de Rei, e 26 grupos de bombeiros a reforçar o contingente de combate distribuídos pelo território nacional. É "um fogo violento", disse também Patrícia Gaspar. A aldeia histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, está a ser evacuada.

Os incêndios que começaram em Alvaiázere e Ferreira do Zêzere são combatidos, cada um, por mais de 300 operacionais, tal como o incêndio que continua a lavrar em Miranda do Corvo, distrito de Coimbra. O incêndio de Ferreira do Zêzere mantém duas estradas nacionais cortadas: a nacional 238, entre Besteiros e Vale Serrão, e a nacional 348 entre Chão da Serra e Lago Azul.

O poder local, segundo Jacinto Lopes, aconselhou "algumas unidades hoteleiras para as pessoas saírem, para mais tarde não criarem uma situação de risco".

Japão diz que não pode tolerar mais provocações da Coreia do Norte
Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução que amplia as sanções contra o país asiático.

Liga Francesa cobra documento da Espanha para Neymar estrear no PSG
Assim, o Paris Saint-Germain terá que negociar paralelamente para fazer qualquer propaganda utilizando o jogador. Caso a negociação se concretize, Mbappé será a segundo reforço mais caro da história, atrás apenas de Neymar .

Incêndios: Sete fogos em curso, 1600 bombeiros no terreno (atualização)
O caso de Abrantes, um incêndio em curso desde quarta-feira, é o que mobiliza mais meios, com 543 bombeiros no terreno. Os fogos em Portugal continuam a ser seguidos pela imprensa internacional, sendo tema em destaque em alguns deles.

Mais de 3.000 bombeiros combatiam 51 incêndios esta segunda-feira, em Portugal continental. Estavam 31 meios aéreos em ação. Alvaiázere, no distrito de Leiria, mobilizava 289 operacionais e 82 meios terrestres.

Cerca de 40% do território de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, foi consumido pelas chamas em apenas seis horas, disse à Lusa o presidente da câmara municipal sobre o incêndio que deflagrou no domingo à noite.

De acordo com a mesma fonte, está também cortada ao trânsito a EN 251, que liga Cabaços (Tomar) a Ferreira do Zêzere, uma via que liga a EN 110 a Ferreira do Zêzere e que é paralela à A13.

Em Cantanhede, também no distrito de Coimbra, o fogo foi considerado dominado, mas ainda estão 300 homens no terreno.

Ainda no domingo foi ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Vila de Rei, o que aumenta para seis o total de planos de emergência ativos no país.

Related news