A democracia na Venezuela 'mal está viva, se ainda estiver viva — ONU

A democracia na Venezuela 'mal está viva, se ainda estiver viva — ONU

A democracia na Venezuela 'mal está viva, se ainda estiver viva — ONU

As Nações Unidas recordaram que as armas de fogo nunca devem ser empregadas para dispersar uma manifestação e que o disparo indiscriminado contra uma multidão sempre é ilegal.

O escritório, dirigido pelo jordaniano Zeid Ra'ad al Hussein, publicou hoje seu relatório definitivo sobre as "múltiplas" violações dos direitos humanos e os abusos ocorridos desde o dia 1º de abril, durante os protestos contra o governo na Venezuela.

"É homicídio intencional usar armas de fogo e outras armas menos letais, a menos que seja estritamente inevitável para proteger a vida humana, contrariando a norma internacional, equivalendo ao uso excessivo da força e, possivelmente, execução extrajudicial", assinalou o relatório.

No relatório, que dá seguimento às primeiras conclusões avançadas a 8 de Agosto, atribuem-se 73 mortes registadas desde Abril à acção das forças de segurança venezuelanas.

O órgão também registrou vários casos de desaparecimentos forçados - uma modalidade agravada de prisão arbitrária -, mas depois, foi possível o paradeiro de todas as pessoas relatadas. Foram ouvidas 135 testemunhas no Panamá e em Genebra, já que representantes da organização não tiveram o acesso autorizado pelo governo da Venezuela.

Juju Salimeni confirma separação de Felipe Franco, diz colunista
Nas fotos de divulgação, os dois aparecem de mãos dadas e Felipe segue postando imagens do evento nas redes sociais. Felipe Franco , por sua vez, compartilhou o mesmo texto de Juju e ainda postou um esclarecimento para seus fãs.

Bruno Fernandes substitui Pizzi na Seleção
Pizzi foi esta segunda-feira dispensado dos convocados da Seleção Nacional por lesão, sendo rendido na lista por Bruno Fernandes, médio do Sporting.

Robert Downey Jr. & Gwyneth Paltrow Share Passionate Scene In 'Avengers 4'
The pictures published by the British media outlet featured Downey and Paltrow on set with scripts in hand. The photo saw Downey leaning back in his chair, exposing a large hole cut into his costume's chest.

O texto pediu que o governo do presidente Nicolás Maduro liberte manifestantes presos arbitrariamente e pare de usar tribunais militares para julgar civis.

A ACNUDH afirma que as ocorrências mais graves foram de responsabilidade do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), da Direção-Geral de Contrainteligência Militar (DGCIM) e da Guarda Nacional Bolivariana.

O Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas (ACNUDH) advertiu nesta quarta-feira (30) que a democracia na Venezuela se desgasta rapidamente, chegando mesmo a questionar se ainda existe.

A ACNUDH também documentou casos nos quais as forças se segurança usaram gás lacrimogêneo e outros produtos químicos em espaços fechados, ou aplicaram substâncias diretamente nas vias respiratórias dos presos para promover asfixia. Entretanto, a ONU declarou que são necessárias mais investigações para determinar se houve crimes contra a humanidade nos protestos contra o governo da Venezuela, mas expressou o desejo de que o relatório sirva para a prestação de contas dos responsáveis no país.

"É realmente bem surpreendente quando você pensa que a liberdade de imprensa, que é, não apenas um tipo de pilar da Constituição dos Estados Unidos, mas algo que os Estados Unidos defenderam durante os anos, está agora sob ataque do presidente", disse o alto comissário para direitos humanos da ONU.

Related news