Trump investigado por possível obstrução de justiça, diz a imprensa americana

Trump investigado por possível obstrução de justiça, diz a imprensa americana

Trump investigado por possível obstrução de justiça, diz a imprensa americana

"Estamos a assistir à maior CAÇA ÀS BRUXAS na história política americana - liderada por algumas pessoas muito más e conflituosas!". "Eles fizeram uma combinação falsa com a história dos russos, não encontraram provas, então agora optaram por me acusar de obstrução à justiça nesta combinação falsa. Bom", escreveu Trump, no Twitter.

Fontes próximas do processo terão confidenciado aos media americanos que Mueller liderou, durante esta semana, uma série de inquéritos a três funcionários de topo dos serviços de Inteligência do país - Mike Rogers, atual diretor da Agência de Segurança Nacional, Richard Ledgett ex-vice-diretor da mesma agência e Dan Coats, diretor da Comunidade de Inteligência Nacional - de forma a perceber se Trump pressionou ou não Comey a largar as investigações sobre os russos. Acharam zero prova, e agora falam de obstrução de justiça numa notícia falsa.

Citando fontes não identificadas, o jornal americano disse que oficiais de inteligência concordaram em ser entrevistados sobre o tema por pesquisadores que estão trabalhando com o conselheiro especial, Robert Mueller.

Em resposta à reportagem do Washington Post, a equipe legal do presidente rechaçou o vazamento de informações do FBI - classificando-o como "escandaloso, imperdoável e ilegal" -, mas não negou as informações publicadas.

O despedimento de James Comey da chefia do FBI, a 9 de maio, é um aspeto central da investigação.

Este alargamento da investigação é um "ponto de viragem", sublinha o Washington Post, que acrescenta que os investigadores também procuram eventuais delitos financeiros entre os colaboradores do milionário norte-americano.

Operação Corpus Christi reforça policiamento em rodovias federais
Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). Nesta quinta-feira, linhas convencionais e executivas de passageiros operam com horários de domingo.

Temer lamenta, em nota oficial, morte de Jorge Bastos Moreno
O governador e o secretário destacam que o brilhante trabalho do jornalista na cobertura política fará muita falta ao país. Ele apresentava o talk show 'Preto no Branco' no Canal Brasil e um programa semanal na rádio CBN. " Pausa no silêncio.

Assassin's Creed Origins | Microsoft revela primeiro trailer do jogo na E3 2017
Na demonstração apresentada, vemos esse novo protagonista em ação em uma missão em sua cidade natal para matar um falso oráculo que vive por lá.

"Ainda que o presidente tenha direito de fazê-lo, não tem a intenção", disse a porta-voz adjunta da Casa Branca, Sarah Huckabee Sander, a bordo do Air Force One, quando retornava a Washington após um ato realizado por Trump em Wisconsin.

Especialistas consideram pouco provável que o Departamento de Justiça tome a iniciativa de indiciar um presidente em exercício, mesmo que a investigação de Mueller conclua que houve obstrução da Justiça por parte de Trump.

Robert Mueller foi nomeado procurador especial para este assunto para garantir a independência e lisura do inquérito.

Na audição, Comey deixou poucas dúvidas sobre se acredita ou não nos relatórios de espionagem que confirmam a ingerência da Rússia nas presidenciais de novembro último.

Embora seja improvável que um presidente enfrente acusação criminal, a obstrução de justiça pode constituir a base para um impeachment.

Related news