Resultado parcial na França mostra liderança de Macron

Resultado parcial na França mostra liderança de Macron

Resultado parcial na França mostra liderança de Macron

Os eleitores comparecem às urnas na França neste domingo (11/06) para o primeiro turno das eleições legislativas no país, pouco mais de um mês depois do pleito que elegeu Emmanuel Macron presidente.

As pesquisas preveem sua vitória com larga margem: Macron terá entre 397 e 427 assentos, segundo um levantamento realizado pela Ipsos.

Segundo as projeções da estação televisiva France 2, divulgadas às 20:00 - menos uma em Lisboa -, "República em Marcha", aliada ao partido centrista MoDem, poderá vir a eleger entre 390 e 430 deputados, os Republicanos entre 85 e 125, o PS entre 20 e 35, a França Insubmissa entre 11 e 21 e a FN entre 3 e 10. A abstenção é recorde, cerca de 51%. "O República em Marcha surfa em uma onda que engole, submerge e enterra em primeiro lugar os representantes da antiga maioria parlamentar", diz o diário, em referência ao Partido Socialista e seus aliados.

Macron que defende não ser nem de direita nem de esquerda, conseguiu criar uma base de 400 candidatos entre novatos e políticos experientes.

Para governar e implementar sua ambiciosa agenda de reformas, o presidente pró-europeu precisa de uma clara maioria no Parlamento.

Emmanuel Macron foi eleito no dia 7 de maio, com 66% dos votos contra os 34% da candidata de direita Marine Le Pen.

Em um mês de mandato, Macron já desafiou o homólogo americano sobre o Acordo de Paris sobre o clima -de que o americano anunciou sua retirada- e o presidente russo, Vladimir Putin, a quem falou duramente em seu palácio de Versalhes.

Cristiano Ronaldo é o atleta mais bem pago do mundo — Forbes
A Cristiano Ronaldo sucede LeBron James, o basquetebolista dos Cleveland Cavaliers, que recebeu 86,2 milhões de dólares. Lionel Messi fecha o pódio dos mais bem pagos do desporto, com 80 milhões de dólares.

Congresso promulga PEC que legaliza prática da vaquejada no Brasil
A polêmica em torno da vaquejada se dá pela forma como os animais participam da festa. Vários representantes de associações de vaqueiros participaram da sessão.

Atlético busca a primeira vitória na Série A contra o Fluminense
Além disso, o treinador trocou Richarlison por Pedro, desagradando parte da torcida que pedia a entrada de Marquinhos Calazans. O Atlético voltou para o segundo tempo com duas mudanças no setor ofensivo, enquanto Abel Braga não mexeu na sua equipe.

A idade média é de 48,5 anos e mais de 42% são mulheres.

Na mesma linha, o líder da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon, que obteve 19,6% dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais de 23 de abril, pediu aos franceses que não deem a Macron um "poder absoluto". A legenda ultradireitista Frente Nacional terá 14% dos votos.

Ao contrário das eleições presidenciais, o segundo turno das legislativas pode ter mais de dois candidatos -todos que superem os 12,5% do total de eleitores registrados são classificados.

Há 7.882 candidatos concorrendo aos 577 assentos da Assembleia Legislativa. O Partido Socialista, entre 22 e 32. Já a Frente Nacional, da direita ultranacionalista, 15 vagas.

A vitória pode confirmar a grave crise atravessada pelos partidos tradicionais franceses, com o surgimento de uma nova geração de deputados capaz de renovar profundamente a Assembleia Nacional.

Em Le Touquet, um balneário muito concorrido por ser uma das praias mais próximas a Paris, o casal possui sua segunda residência, em torno da qual foi estabelecido neste domingo um perímetro de segurança.

Related news