Incêndio na região central de Portugal deixa pelo menos 19 mortos

Incêndio na região central de Portugal deixa pelo menos 19 mortos

Incêndio na região central de Portugal deixa pelo menos 19 mortos

Um incêndio florestal de grandes proporções, este sábado em Pedrógão Grande, na região de Leiria, provocou a morte de pelo menos 57 pessoas e ferimentos noutras 59, segundo os números avançados ao início da manhã deste domingo pelo secretário de Estado da Administração Interna. "Foram encontradas 30 pessoas em viaturas e 17 fora das viaturas ou nas margens da estrada e em ambiente rural foram encontradas 10 vítimas mortais", disse. Conseguimos determinar que 'trovoadas secas' estejam na origem do incêndio. Segundo as autoridades, o vento e o tempo seco facilitaram que as chamas se alastrassem. Os "ventos descontrolados" transformaram um fogo de pequenas dimensões em "um incêndio impossível de controlar". O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, informou que, entre os feridos, 18 foram levados para hospitais. "Tudo aponta muito claramente para que sejam causas naturais".

Segundo Jorge Gomes, o fogo continua esta manhã com quatro frentes ativas, duas delas muito intensas, na Graça e em Vila Praia.

Lisboa, Santarém, Setúbal e Bragança estão sob aviso vermelho até às 21h, segundo o o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esse nível indica que a situação meteorológica de risco extremo para a ocorrêndia de incêndios. Havia ainda três mortos por inalação de fumos junto a um cemitério em Figueiró dos Vinhos.

As autoridades descartam incêndio criminoso, acredita-se que um raio tenha provocado o incêndio em Pedrógão Grande depois que os investigadores encontraram uma árvore atingida durante uma tempestade "seca", disse o chefe da polícia nacional aos meios de comunicação portugueses.

Os bombeiros têm sentido muitas dificuldades no combate às chamas, neste que foi o dia mais quente do ano.

Incêndio florestal deixa 62 mortos e 59 feridos em Portugal
Já durante a madrugada, o Governo tinha declarado o estado de contingência, dada a dimensão do fogo e suas consequências. Por outro lado, chegam hoje de manhã a Portugal dois aviões espanhóis para ajudar nas operações.

Netflix aumenta valor de planos para até R$ 37,90
Quem assina o plano Premium (quatro telas com resolução até 4K, dependendo da disponibilidade) agora paga R$ 37,90. A assinatura da plataforma de streaming Netflix passará por reajustes a partir do final deste mês.

Sorteio dos duelos das oitavas da Libertadores será nesta quarta
O desempenho na fase de grupos também valerá como critério para definição da ordem dos mandos de campo nas fases seguintes. A Conmebol divulgou, nesta sexta-feira, as datas e horários dos jogos da segunda fase da Copa Sul-Americana.

A maior parte das vítimas estavam dentro de seus carros quando as chamas atingiram a estrada que corta a região, numa ocorrência que o primeiro-ministro português, Antonio Costa, considerou "a maior tragédia que temos vivido".

"A prioridade agora é salvar as pessoas que podem seguir em perigo", declarou o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, que acompanha o desenrolar do incêndio da sede da Defesa Civil, em Lisboa.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, viajou à zona atingida para prestar suas condolências às famílias das vítimas.

Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia, deixou também no Twitter uma mensagem para os afetados pela tragédia de Pedrógão Grande.

Related news