Incêndio florestal deixa 62 mortos e 59 feridos em Portugal

Incêndio florestal deixa 62 mortos e 59 feridos em Portugal

Incêndio florestal deixa 62 mortos e 59 feridos em Portugal

O incêndio que deflagrou no sábado no concelho de Pedrógão Grande, e que alastrou aos concelhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, provocou pelo menos 62 mortos.

O primeiro-ministro adiantou que também o Instituto nacional de Medicina Legal foi acionado e disse que "há que fazer a identificação, e há também que ver as causas". O número de vítimas foi atualizado pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jaime Gomes.

"Em simultâneo, a UMP e o Ministério da Saúde estão a trabalhar em conjunto na região de Pedrogão Grande, para dar apoio às vítimas", assinala a nota de imprensa. Fonte dos bombeiros precisou que as três aldeias evacuadas são Graça e Derreada Cimeira, no concelho de Pedrógão Grande, e Alge, em Figueiró dos Vinhos. "Aquilo que não foi adequado foi a incidência de várias ocorrências provocadas pelas trovoadas secas e claramente o vento forte", que fizeram com que o incêndio "rapidamente" avançasse quilómetros em pouco tempo, disse Rui Esteves aos jornalistas, na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Oeiras.

Já durante a madrugada, o Governo tinha declarado o estado de contingência, dada a dimensão do fogo e suas consequências. Por outro lado, chegam hoje de manhã a Portugal dois aviões espanhóis para ajudar nas operações.

Vocalista de banda de forró morre em acidente
Eliza Clívia , ex-vocalista da banda Cavaleiros do Forró faleceu na tarde de sexta-feira (16) após sofre um acidente de carro. Ela estava em um veículo de passeio que foi atingindo por um ônibus em um cruzamento da cidade de Aracaju , Sergipe.

Senado retira nome de Aécio do painel de votações
A posição foi vista como uma forma de enfrentamento à decisão judicial e criticada pelo ministro Marco Aurélio . Votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso , Rosa Weber e Luiz Fux.

Operação Corpus Christi reforça policiamento em rodovias federais
Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). Nesta quinta-feira, linhas convencionais e executivas de passageiros operam com horários de domingo.

Rui Esteves disse ainda que "não há viaturas perdidas" dos bombeiros neste incêndio. "Pela formação, pela capacidade e pelo conhecimento que tem, não temos dúvidas disso", acrescentou, depois de referir os cinco bombeiros feridos, quatro deles com gravidade.

Mas quem está distante das zonas afetadas também pode contribuir. No entanto, as condições atmosférias têm vindo a dificultar as operações dos meios aéreos.

"Tudo leva a crer que a propagação do fogo foi muito rápida, não tenho a certeza, mas a indicação que tenho é que terá havido vários focos de incêndio, não necessariamente por causa humana, há possibilidade de ter sido causado por uma trovoada seca e, quando isso acontece, pode haver vários focos ao mesmo tempo em diferentes lugares e aí torna-se extremamente difícil controlar todas as situações", explicou à Lusa.

O governo português decretou três dias de luto nacional por conta do desastre.

Related news