Trump demite diretor do FBI, James Comey

Trump demite diretor do FBI, James Comey

Trump demite diretor do FBI, James Comey

Segundo o presidente, "é essencial que encontremos uma nova liderança para o FBI que restaure a confiança na vital missão de aplicação da lei".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu o diretor do Escritório Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês), James Comey, nesta terça-feira (9).

"O FBI é uma das instituições mais respeitadas do nosso país e hoje marca um novo ponto de partida para a agência referência do nosso sistema judicial", afirmou Donald Trump, citado no comunicado da Casa Branca que anuncia a demissão. O mandato do diretor do FBI tem a duração de dez anos, ou seja, Comey está ainda a três anos de conclui-lo.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, "o presidente aceitou a recomendação do secretário de Justiça, Jeff Sessions, em relação à demissão do diretor".

Na semana passada, James Comey respondeu a perguntas sobre o interrogatório, levou senadores no Senado dos EUA e foi nomeado pelo ex-presidente Barack Obama em setembro de 2013.

Quando tomou posse, a 20 de janeiro, Donald Trump pediu-lhe que permanecesse em funções.

A procura do sucessor de Comey "começa imediatamente", referiu.

Mais do que nunca, o Mónaco precisa do seu ataque demolidor
O jogo entre Juventus x Mônaco será realizado nesta terça-feira no Juventus Stadium, às 15h45. Não podemos atacar como loucos, ou arriscamos sofrer dois ou três golos.

INGLÊS: Arsenal encerra invencibilidade do United e ainda sonha com a Champions
Na antevisão, Mourinho disse mesmo que Wenger ficaria "muito feliz" quando soubesse qual formação inicial do Manchester United. E a equipa de Manchester ainda matutava no infortúnio, quando recebeu o golpe de misericórdia, três minutos depois.

City x Cristal Palace ao vivo e online — Campeonato Inglês
No próximo sábado (13), o City irá receber o Leicester , enquanto que o Palace enfrenta o Hull City no dia seguinte. Nos instantes finais, ainda deu tempo de Otamendi fechar a conta e marcar o quinto gol, em bonita cabeçada.

No mesmo dia dos depoimentos, Donald Trump partilhou um tweet em que afirmava que "o director do FBI, James Comey, foi a melhor coisa que aconteceu a Hillary Clinton ao dar-lhe livre passe para muitas más acções".

Na carta enviada hoje, o FBI diz que Comey expressou-se mal quando disse que Abedin tinha reencaminhado "centenas de milhar" de emails do portátil do marido, um antigo congressista Anthony Weiner. Ainda durante a campanha eleitoral, e a poucos dias de os norte-americanos votarem, Trump elogiou publicamente a carta enviada pelo diretor do FBI ao Congresso, afirmando que foi "preciso coragem" para o fazer.

Hillary e outros democratas dizem acreditar que a decisão de Comey contribuiu para a derrota na eleição contra Trump.

McCain confessou-se desapontado pela decisão de Trump, classificou Comey como um homem íntegro e de honra, que liderou bem o FBI em circunstâncias extraordinárias.

Os democratas denunciaram o movimento de Trump, que alguns compararam ao "massacre de sábado à noite" de 1973, em que o então presidente Richard Nixon demitiu um promotor especial independente que investigava o escândalo de Watergate.

De acordo com a descrição publicada na Internet, o evento tinha como destinatários os interessados em trabalhar para o FBI, oferecendo-lhes a possibilidade de conversar e esclarecer dúvidas com agentes e diferentes responsáveis da polícia federal norte-americana.

Related news