Papa já está em Portugal para participar de centenário em Fátima

Papa já está em Portugal para participar de centenário em Fátima

Papa já está em Portugal para participar de centenário em Fátima

O pontífice argentino foi recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem manteve uma reunião em privado.

"Não vos considereis apenas receptores de solidariedade caritativa, mas senti-vos inseridos, a pleno título, na vida e missão da Igreja", afirmou Francisco na tradicional saudação aos doentes que se encontravam no Santuário de Fátima. "É comovente", disse Mariana Teixeira, estudante de Letras de 20 anos de Lisboa, uma das 400 mil pessoas reunidas na esplanada da Basílica de Nossa Senhora de Fátima, no popular santuário do centro de Portugal.

"E, no dizer de Lúcia, os três privilegiados ficavam dentro da Luz de Deus que irradiava de Nossa Senhora".

Usando batina branca, Francisco desceu, cumprimentou os religiosos que o cercaram e entrou na capela onde, de pé, frente à imagem da Virgem de Fátima, rezou em silêncio durante cerca de 10 minutos.

Maria Rita, que esteve no santuário 28 horas, insistia que esta peregrinação "era mais especial".

E quanto ao que teria ele pedido na noite de sexta-feira perante a imagem de Maria, na Capelinha das Aparições, o Papa anunciou perante a audiência: "Irmãos e irmãs, obrigado por me acompanhardes!"

Suzane Richthofen deixa prisão para Dia das Mães
A primeira vez que a jovem deixou a cadeia desde a condenação ocorreu em março de 2016, em benefício semelhante para a Páscoa. A reportagem apurou que ela ficará em um endereço na cidade de Angatuba (SP), onde mora o namorado e familiares dele.

Trump demite diretor do FBI, James Comey
Hillary e outros democratas dizem acreditar que a decisão de Comey contribuiu para a derrota na eleição contra Trump. O mandato do diretor do FBI tem a duração de dez anos, ou seja, Comey está ainda a três anos de conclui-lo.

Novas CNHs têm código de barras digital, tecnologia para evitar fraudes
A verificação da autenticidade dos dados da carteira de motorista é feita por um aplicativo e não depende de acesso à internet. O diretor do Denatran , Elmer Vicenzi, explicou que motoristas não precisam trocar agora a Carteira Nacional de Habilitação.

Cabe depois a Francisco proferir, em português, a fórmula de canonização: "Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, depois de termos longamente reflectido, implorado várias vezes o auxílio divino e ouvido o parecer de muitos Irmãos nossos no Episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto e inscrevemo-los no Catálogo dos Santos, estabelecendo que, em toda a Igreja, sejam devotamente honrados entre os Santos". Em seguida, foi realizada a missa em que os irmãos foram canonizados. Seu processo de beatificação começou em 2008. "Sentimos uma imensa alegria por ser este o milagre que os levou à canonização, mas principalmente sentimos a bênção da amizade dessas duas crianças, que ajudaram o nosso menino e agora ajudam a nossa família", encerrou o pai.

João Batista e sua esposa, Lucila Yurie, se apresentaram para a imprensa, sem seu filho Lucas, no santuário católico de Fátima. Francisco e Jacinta transformaram-se nas primeiras crianças santas por terem feito um milagre e não por serem considerados mártires.

De acordo com Batista, o menino caiu de uma janela com 6,5 metros, quando tinha cinco anos.

Foi transferido do seu povoado em Juranda para o hospital Campo Mourão, no Paraná, "onde chegou no estado de coma grave e sofreu duas paradas cardíacas antes de ser operado de urgência", contou. Os médicos deram poucas esperanças de sobrevivência.

Foi uma breve e singela cerimônia, após a qual o pontífice embarcou novamente no papamóvel para se recolher à Casa de Nossa Senhora das Dores, onde jantaria e pernoitaria, mas a multidão permaneceu no local.

Related news