Países europeus são alvo de grande ataque hacker

Países europeus são alvo de grande ataque hacker

Países europeus são alvo de grande ataque hacker

A empresa Portugal Telecom também informou que foi afetada pelo ataque dos hackers em sua sede.

O NHS disse, em comunicado, que a investigação está a decorrer, que o ataque não foi especificamente dirigido ao serviço nacional de saúde britânico mas sim a vários setores com o intuito de pedir "resgate" pela informação bloqueada. Entretanto, de acordo com o comunicado oficial, "nesse estágio nós não temos qualquer evidência de dados de pacientes tenham sido acessados".

Segundo o diretor de informática da Telefónica, Jose Maria Alonso, a empresa sofre ataques "com regularidade", afirmando que o desta sexta-feira "não foi assim tão grande".

Praticamente na mesma hora, várias companhias espanholas, entre elas o gigante das telecomunicações, Telefónica, foram alvo de um ciberataque com um vírus do mesmo tipo que o britânico.

Itaú fecha acordo para comprar participação na XP Investimentos
Ao mesmo tempo, ainda se defende do avanço de um competidor com grande potencial de estrago, de acordo com analistas. A alternativa, porém, acabou não se mostrando a melhor estratégia para acompanhar o ritmo de crescimento da XP.

Governo declara fim de emergência nacional pelo vírus Zika
A maior proteção por parte da população, ausência de chuvas em determinadas regiões do País ajudaram a reduzir os casos da doença. De acordo com o Ministério da Saúde , o número de casos de microcefalia têm apresentado redução em todo país.

Moro e Lula estão pela primeira vez frente-a-frente — Brasil
Porém, durante os interrogatórios, apenas os envolvidos têm acesso à sala e um servidor que elabora a ata do depoimento. Para não aumentar ainda mais o calor das ruas, o depoimento de Lula não contará com trasmissão ao vivo.

O Financial Times relata que hackers responsáveis pela onda de ataques usaram ferramentas roubadas da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA). "Seus computadores agora estão sob nosso controle", diz um trecho da mensagem, conforme reportou um médico nas redes sociais. Segundo o diário The Guardian, os sistemas informáticos do NHS foram atingidos "em simultâneo", quando uma mensagem exigindo um resgate pela libertação da informação "apareceu" em todos os ecrãs dos computadores afetados.

"O vírus afetou centenas de computadores na sede central", completou a fonte, antes de destacar que o serviço aos usuários não foi alterado. "Portanto, não afetou nem a prestação de serviços, nem a operação das redes, nem ao usuário desses serviços", afirmou o ministério de Energia de Madri. O ciberataque "não compromete a segurança dos dados, nem se trata de um vazamento de dados", insistiu o Ministério da Energia, que também se encarrega de questões digitais. Relatos de funcionários indicam que também foram afetados os sistemas da seguradora espanhola Mapfre e do banco BBVA. Os funcionários foram orientados a desligar todos os computadores e, em alguns casos, desconectar todos os cabos de rede, e aguardar futuras instruções. Ao Observador, Pedro Garcia- Villacañas da Kaspersky Lab, que desenvolve anti-vírus com sede em Espanha, garantiu que a empresa "já está a trabalhar com as empresas afetadas para tentar perceber a origem do problema e o impacto potencial causado".

Com isso, profissionais teriam ficado sem acesso aos sistemas do serviço.

Por enquanto, as informações sobre os efeitos do ataque no País são desencontradas.

Related news