País registra 59,8 mil novas vagas formais de trabalho em abril

País registra 59,8 mil novas vagas formais de trabalho em abril

País registra 59,8 mil novas vagas formais de trabalho em abril

Segundo a série histórica do Ministério do Trabalho, porém, o resultado de abril foi o primeiro positivo, para este mês, desde 2014 - quando foram abertas 105.384 empregos com carteira assinada.

Dentre os Estados, São Paulo liderou a criação de empregos no mês, com 30.227 vagas, seguido por Minas Gerais (14.818), Bahia (7.192), Goiás (7.170) e Paraná (6.742). O único setor que demitiu no mês passado foi a construção civil, que fechou 1.760 vagas.

Entre os setores econômicos, os serviços tiveram o melhor resultado do mês, com saldo positivo de 1.226 vagas.

No último mês, cerca de 1.141.850 admissões e 1.081.994 desligamentos foram totalizados no Brasil.

Foi o segundo mês de 2017 em que as contratações superaram as demissões no país. No ano e em 12 meses, esse estado vizinho é campeão de postos de trabalho na construção civil.

Papa já está em Portugal para participar de centenário em Fátima
João Batista e sua esposa, Lucila Yurie, se apresentaram para a imprensa, sem seu filho Lucas , no santuário católico de Fátima . Maria Rita, que esteve no santuário 28 horas, insistia que esta peregrinação "era mais especial".

Países europeus são alvo de grande ataque hacker
Relatos de funcionários indicam que também foram afetados os sistemas da seguradora espanhola Mapfre e do banco BBVA. A empresa Portugal Telecom também informou que foi afetada pelo ataque dos hackers em sua sede.

Trump ameaça cancelar coletivas de imprensa após controvérsia sobre FBI
Na sua conta de Twitter , Donald Trump escreve mesmo que "os democratas" afirmaram no passado que Comey devia ser dispensado. O momento e a forma repentina da demissão de Comey são altamente suspeitos, para dizer o mínimo.

Em março, o Brasil havia registrado perda líquida de 63.624 vagas formais de emprego, voltando ao vermelho após resultado positivo de fevereiro.

A agricultura abriu 14.648 vagas formais em abril, ao mesmo tempo em que a administração pública contratou 2.287. Também registram saldos positivos a indústria de transformação, com 13.689 empregos e o comércio, com 5.327 postos. O setor Atacadista teve saldo negativo (-1.261 postos), concentrado no segmento do Comércio Atacadista de Soja (-1.238 postos) e Comércio de Animais Vivos, Alimentos para Animais e Matérias-Primas Agrícolas, Exceto Café e Soja (-1.084 postos). "Estamos tendo a alegria de celebrar números positivos".

Segundo ele, com a Reforma Trabalhista, o número de trabalhadores contratados com carteira assinada deve aumentar. A gente está confiante que abril marca a guinada do setor rumo a um crescimento contínuo.

"O resultado mostra tendência clara de reversão do mercado de trabalho, mas ainda inicial". O ministro defendeu que o objetivo da mudança na lei não é baratear o custo de mão de obra, mas melhorar as condições dos trabalhadores, com a garantia de direitos e segurança jurídica para os acordos coletivos.

"O empregador não pode ter medo de contratar, porque desde que ele cumpra com as suas obrigações ele não será surpreendido com decisões baseadas em outro entendimento legal", avaliou. "Terceirização é fenômeno global e precisamos dar garantias para trabalhador", concluiu.

Related news