Novas CNHs têm código de barras digital, tecnologia para evitar fraudes

Novas CNHs têm código de barras digital, tecnologia para evitar fraudes

Novas CNHs têm código de barras digital, tecnologia para evitar fraudes

A tecnologia permitirá que os dados dos motoristas brasileiros sejam acessados pela leitura do QR Code, que dará acesso ao banco de dados do Denatran, onde estará uma versão digital da CNH, com dados biográficos e foto do titular do documento. Em Santa Catarina já foram emitidos 12.996 documentos com o código bidimensional e mais de 300 mil em todo o Brasil.

Nesta terça-feira (9) o Denatran e a Serpro anunciaram a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "O objetivo é aumentar a segurança contra fraudes e cópias ilícitas".

A verificação da autenticidade dos dados da carteira de motorista é feita por um aplicativo e não depende de acesso à internet. O diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, explicou que motoristas não precisam trocar agora a Carteira Nacional de Habilitação. Segundo o Ministério das Cidades, todos os dados do motorista estão inseridos no código e poderão ser verificados e validados por meio de uma plataforma móvel integrada ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Em janeiro, o documento recebeu o mapa e a sigla do Estado de emissão na parte superior direita, mapa do Brasil no esquerdo em tinta especial, tarja de cor preta na parte superior, fundo mais amarelado e elementos gráficos que podem ser vistos sob luz ultravioleta. Entre as alterações, mudanças na cor, layout e inclusão de itens de segurança, como marcas d'água, holografia e dois números de identificação do condutor, um estadual e outro nacional. A última mudança aconteceu a partir do dia 2 de maio, com a inserção do código na parte interna da carteira. Trata-se de um QR Code, na CNH, que contribui para evitar fraudes e falsificações.

Jogo Santa Cruz X Sport terá mais de 400 Policiais Militares
Um dos jogadores mais empolgados com a classificação do Sport para a final da Copa do Nordeste era o atacante Rogério . Na etapa final, a partida seguiu aberta, mas com muita dificuldade de ambos os times em furar os sistemas defensivos.

"Não vai ser possível continuar" associação com Rui Moreira — Pizarro
Por o PS ter "uma grande história na cidade" e "um património a defender na cidade", Manuel Pizarro é o candidato à Câmara Municipal nas eleições autárquicas marcadas para 01 de outubro, concluiu Barbosa Ribeiro.

Maduro convoca assembleia para nova Constituição
Até o momento, a cifra de mortos está em 26 - opositores falam em mais de 40, mas não há confirmação. Além do jovem, outras quatro pessoas ficaram feridas num confronto entre policiais e manifestantes.

Aplicativo de leitura - O aplicativo responsável por realizar a leitura do código é o "Lince", já disponível para sistemas Android e iOS.

"O que nós desenvolvemos foi uma combinação do QR Code existente hoje, que divulga apenas dados textuais, mais a fotografia, através de um software chamado H264, todo em software livre", detalha Glória Guimarães, presidente do Serpro.

Related news