Moro e Lula estão pela primeira vez frente-a-frente — Brasil

Moro e Lula estão pela primeira vez frente-a-frente — Brasil

Moro e Lula estão pela primeira vez frente-a-frente — Brasil

Lula é acusado de ter recebido propina da OAS por meio da reserva e da reforma de um apartamento triplex no Guaruja, em São Paulo.

Para não aumentar ainda mais o calor das ruas, o depoimento de Lula não contará com trasmissão ao vivo.

Os especialistas ouvidos pela BBC-Brasil consideram improvável que, após este interrogatório, Lula seja sujeito a qualquer medida de coação, designadamente a prisão preventiva, e mesmo que venha a ser condenado, lembram que poderá recorrer a instâncias superiores, já que Moro é juiz de primeira instância. De lá, saiu em direção à sede da Justiça Federal, onde chegou às 13h45 - 15 minutos antes do horário previsto para o início da audiência.

A equipe jurídica de Lula já se hospeda lá sempre que vem à capital. Porém, durante os interrogatórios, apenas os envolvidos têm acesso à sala e um servidor que elabora a ata do depoimento. A construtora ainda pagou a guarda de bens da Presidência da República, conforme demonstram notas fiscais obtidas pela Operação Lava Jato.

Durante a madrugada desta quarta-feira (10), rojões atingiram o acampamento de militantes pró-Lula do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), montado ao lado da Rodoferroviária de Curitiba. "A ordem de suspensão é do próprio juiz do processo". A seguir, o MP faz questionamentos e então os assistentes de acusação. Ao final, o réu fica livre para acrescentar informações que considere pertinentes. Os advogados também tentaram adiar o depoimento e não conseguiram.

Greve dos Correios termina na maior parte do país
Mesmo assim os trabalhadores já estão trabalhando normalmente desde hoje", disse Edmar. No entanto, Alves destacou que os funcionários continuam em estado de greve .

INGLÊS: Arsenal encerra invencibilidade do United e ainda sonha com a Champions
Na antevisão, Mourinho disse mesmo que Wenger ficaria "muito feliz" quando soubesse qual formação inicial do Manchester United. E a equipa de Manchester ainda matutava no infortúnio, quando recebeu o golpe de misericórdia, três minutos depois.

Votação da reforma da Previdência na Câmara deve ocorrer em maio — Meirelles
Os cerca de 25% de perda da economia em relação ao projeto esperado estavam dentro da margem prevista pelo Planalto, completou. Com isso, segundo o ministro, os investimentos do governo com infraestrutura representaram apenas 1% do PIB.

Um dos pedidos negados foi para gravar em áudio e vídeo a audiência desta tarde, quando Lula prestou depoimento ao juiz federal Sérgio Moro em Curitiba, no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. O TRF4 negaram o recurso.

O processo ao qual se refere o depoimento desta quarta-feira envolve a suposta posse de um triplex no Edifício Solaris, na praia Guarujá, no litoral paulista. Em troca, ela seria beneficiada em contratos com a Petrobras.

A defesa do ex-Presidente convocou 87 testemunhas para deporem no caso por alegada corrupção. A mudança e o depósito dessa carga teriam sido pagos pela OAS, ao custo de R$ 1,3 milhão. "Curitiba não é propriedade dos coxinhas", afirmou o ex-ministro Gilberto Carvalho (PT).

Neste processo, já foram ouvidas 26 testemunhas do MPF e 43 da defesa de Lula e outros réus - entre elas empreiteiros, vizinhos e o zelador do edifício.

"O remédio heroico destina-se a corrigir eventual ilegalidade praticada no curso do processo, mas, em especial, quando houver risco ao direito de ir e vir do investigado ou réu", argumenta. Uma ficará focada no ex-presidente. Não há prazo para a decisão.

Related news