Microsoft libera atualização contra Ransomware — Windows XP

Microsoft libera atualização contra Ransomware — Windows XP

Microsoft libera atualização contra Ransomware — Windows XP

Smith, no entanto, reconheceu também a "responsabilidade" da Microsoft na resposta a essa chama de atenção causada pelo ataque, que explora vulnerabilidades no sistema operacional Windows, descobertas e "roubadas" da NSA.

Em uma publicação intitulada "Lições do ciberataque da semana passada", a companhia confirmou o envolvimento da Agência de Segurança Nacional norte-americana com a brecha do Windows XP que deu origem ao malware devastador, que foi responsável por 45.000 ataques em 74 países logo na primeiras horas de ação, segundo a Kaspersky.

O WannaCry é baseado no EternalBlue, aplicativo "desenvolvido pela Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana para atacar computadores" que utilizem o sistema operacional Microsoft Windows aproveitando as falhas de segurança, diz o mesmo veículo.

Segundo Assolini, o ataque com esse tipo de vírus não é inédito. O diretor executivo Rob Wainwright disse que o ciberataque provocou 200 mil vítimas e que a situação pode piorar nesta segunda-feira.

Entre as organizações atingidas, encontram-se grandes empresas, como a FedEx, Telefónica, Renault, a operadora portuguesa Portugal Telecom, e órgãos governamentais como o Ministério do Interior russo e o sistema de saúde britânico, NHS.

As consequências do ciberataque espalham-se por muitos países, incluindo Portugal.

Até o momento, cerca de US$ 50 mil (R$ 155 mil) já foi recolhido pelos criminosos, mas a Europol recomenda que quem for infectado não pague o "resgate" de seu computador.

Djokovic avança às semifinais em Madri por desistência de Nishikori
O confronto ficou empatado em 40 games iguais e Nadal conseguiu mais um match-point e conseguiu a vitória por 6/4. A liderança é de Jimmy Connors, com 109, seguido por Ivan Lendl, com 94, e Federer, também ainda jogando, com 91.

Trump ameaça cancelar coletivas de imprensa após controvérsia sobre FBI
Na sua conta de Twitter , Donald Trump escreve mesmo que "os democratas" afirmaram no passado que Comey devia ser dispensado. O momento e a forma repentina da demissão de Comey são altamente suspeitos, para dizer o mínimo.

Nova Operação da Polícia Federal mira contratos do BNDS
Por meio de nota, o BNDES informou que está buscando informações sobre a operação da PF e dando apoio aos seus empregados. O grupo J&F é controlador de marcas conhecidas como Havaianas, Banco Original e o frigorífico JBS.

Referindo-se ao ataque como um "chamada de alerta", o presidente e director jurídico da Microsoft, Brad Smith escreveu num blogue que as entidades estatais têm de "considerar os potenciais danos para civis, ligados ao açambarcamento dessas vulnerabilidades e o uso de formas de as explorar". "Um cenário equivalente com armas convencionais seria ver alguns dos mísseis Tomahawk do Exército dos EUA serem roubados".

Segundo a Microsoft, também as organizações não têm os sistemas actualizados, o que permite que o vírus se propague.

Segundo a agência de investigação local, que faz parte do time global que investiga o ataque, uma segunda onda pode ainda acontecer e, por isso, é recomendável que os computadores sejam atualizados.

Governos e empresas da Ásia relataram interrupções provocadas pela invasão digital nesta segunda-feira.

Ao mesmo tempo, a Microsoft precisa levar em consideração sua obrigação com todos os usuários de seus sistemas, atualizando-os não somente para aqueles que pagam por funções extras de segurança em versões mais antigas dos programas, como o XP.

E talvez isso mereça também o seu próprio nome: RAS, ransom as a service.

Related news