Julgamento da chapa Dilma-Temer é marcado para 6 de junho

Julgamento da chapa Dilma-Temer é marcado para 6 de junho

Julgamento da chapa Dilma-Temer é marcado para 6 de junho

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin liberou nesta segunda-feira, 15, para julgamento a ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, que ganhou as últimas eleições presidenciais, em 2014.

O presidente da Corte, Gilmar Mendes, é quem está encarregado de marcar uma data para a análise do processo pelos sete ministros que compõe o plenário da Casa. O mais provável é que seja no início de junho.

A ação foi proposta pelo PSDB, que acusa a chapa presidencial de 2014 de cometer abuso de poder econômico e político. Além disso, o presidente do TSE, Gilmar Mendes, está em viagem oficial a São Petersburgo, na Rússia, onde participa da 14.ª Conferência Europeia de Órgãos de Organização de Eleições.

Brasília - O presidente Michel Temer disse na sexta-feira que não se preocupa com índices de popularidade.

Depois da manifestação de Dino, o TSE decidiu, no dia 4 de abril, reabrir a fase de coleta de provas do processo, com mais quatro depoimentos - do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, do marqueteiro João Santana, da empresária e mulher de Santana, Mônica Moura, e de André Santana, assistente do casal. De acordo com o procurador, além da cassação da chapa, o tribunal também deve considerar a ex-presidente Dilma Rousseff inelegível por oito anos. Se os ministros do TSE acompanharem o entendimento de Dino, decidirem cassar a chapa e tornarem apenas Dilma inelegível, o presidente Michel Temer poderia concorrer numa eleição indireta.

Vinícius Júnior renova com Flamengo antes de assinar com o Real Madrid
Após o duelo, que terminou com o placar de 1 a 1, o garoto de 16 anos foi direto no ídolo Robinho , do Galo, pedir a camisa. A partida ficou aberta e com isso ganhou emoção, mas perdemos um pouco o controle do jogo.

Pyongyang testa míssil que cai perto da Rússia, EUA condenam
Outro teste, que havia sindo lançado em março, também caiu em uma área próxima ao Japão , alarmando Tóquio. A coreia do Norte respondeu prometendo retaliar com um contra-ataque nuclear.

Nova Operação da Polícia Federal mira contratos do BNDS
Por meio de nota, o BNDES informou que está buscando informações sobre a operação da PF e dando apoio aos seus empregados. O grupo J&F é controlador de marcas conhecidas como Havaianas, Banco Original e o frigorífico JBS.

Em depoimentos ao ministro Herman Benjamin, Mônica Moura e João Santana alegaram que Dilma sabia do uso de caixa 2 na sua campanha à reeleição - mas ressaltaram que não trataram de assuntos financeiros com Temer.

Por isso, o MP pede a inelegibilidade de Dilma por oito anos. No entanto, o processo foi reaberto porque o PSDB questionou a aprovação, por entender que há irregularidades nas prestações de contas apresentadas por Dilma, que teria recebido recursos do esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato.

Em parecer anterior, porém, o Ministério Público Eleitoral recomendou que fosse rejeitado o pedido da defesa de Temer para separar sua responsabilidade em relação à de Dilma no processo.

Em parecer entregue ao TSE, o vice-procurador-geral eleitoral Nicolao Dino voltou a pedir a cassação de Michel Temer.

Related news