Itaú fecha acordo para comprar participação na XP Investimentos

Itaú fecha acordo para comprar participação na XP Investimentos

Itaú fecha acordo para comprar participação na XP Investimentos

Na véspera, a revista Exame havia informado que o Itaú negociava a compra de 49,5 por cento da XP por cerca de 6 bilhões de reais e que o anúncio poderia ser feito em algumas horas. Já a partir de 2033 o banco pode exercer seu direito de compra. O Itaú comprometeu-se a adquirir mais 25% do negócio até 2022, o que lhe garantirá 74,9% da XP.

A XP Investimentos está presente em 130 cidades brasileiras em 24 estados, além de escritórios em Nova Iorque, Miami, Londres e Genebra.

"O Itaú Unibanco Holding S.A. esclarece a seus acionistas e ao mercado em geral que vem mantendo discussões com a XP Investimentos S.A. em relação à aquisição de participação acionária minoritária na empresa, que não ensejará alteração de controle", disse o banco em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliário (CVM).

A XP estava trabalhando para realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), que seria secundária e primária, ou seja, com injeção de recursos no caixa da empresa.

O Itaú começará com dois membros no conselho de administração, de um total de sete, e chegará a três indicados no quarto ano, quando os fundos das gestoras Dynamo e General Atlantic sairão completamente. O acordo de ontem avaliou a totalidade da XP em R$ 12 bilhões. Esse valor equivale a um múltiplo de 20 vezes o lucro projetado para 2018, de acordo com o Itaú.

FIFA vai investigar transferência de Pogba para o United
No entanto, segundo a agência, "não está claro qual aspecto da transferência" será o alvo da FIFA . De regresso a Old Trafford esta época, Paul Pogba participou em 48 jogos e apontou sete golos.

Morreu o escritor Armando Baptista-Bastos aos 83 anos
Baptista-Bastos trabalhou também na Rádio e Televisão Portuguesa, no Rádio Clube Português, na Rádio Comercial e na RDP-Antena 1. Meio ano depois, acabaria também despedido da RTP, então por vontade de Moreira Baptista, secretário nacional da Informação.

Praia irlandesa reaparece 33 anos depois
O gabinete de turismo local e os turistas esperam agora que a "nova velha praia" tenha vindo para ficar - pelo menos até o próximo verão.

Os agentes autônomos da XP Investimentos têm tentado tranquilizar muitos clientes sobre a entrada do Itaú Unibanco como sócio da corretora.

De acordo com uma fonte, o espírito da transação é de uma associação de longo prazo, que preserva a capacidade dos sócios da XP de manter a liderança e a independência do modelo de venda de produtos financeiros, mas agregando a solidez e credibilidade do Itaú.

- O Itaú vai ser apenas um investidor minoritário.

Convencer os clientes disso será um dos principais desafios da corretora, que nos últimos anos iniciou agressiva campanha de marketing para persuadir investidores a deixar os grandes bancos. Ao mesmo tempo, ainda se defende do avanço de um competidor com grande potencial de estrago, de acordo com analistas. A alternativa, porém, acabou não se mostrando a melhor estratégia para acompanhar o ritmo de crescimento da XP.

Related news