Hollande entrega presidência a Macron, o presidente mais jovem da França

Hollande entrega presidência a Macron, o presidente mais jovem da França

Hollande entrega presidência a Macron, o presidente mais jovem da França

O presidente cessante, François Hollande, já tinha deixado o Palácio do Eliseu, recebendo aplausos dos convidados e dos populares que se encontravam em frente do edifício, depois de ter passado a pasta a Emmanuel Macron.

"O mundo e a Europa precisam mais do que nunca da França, de uma França forte, que erga alta a voz da liberdade e da solidariedade, de uma França que saiba inventar o futuro", afirmou Macron na cerimônia.

Antes de tomar posse, Emmanuel Macron teve um encontro privado com o antecessor, François Hollande, para assegurar a transferência da pasta.

Depois, virou-se para a cena internacional, prometendo dar o exemplo de um povo e enumerando as conquistas de cada um dos seus antecessores: De Gaulle, Pompidou Giscard d'Estaing, Miterrand, Chirac e Sarkozy, até Hollande.

Ele lançará sua aposta por laços mais fortes com a Alemanha em conversa com a chanceler Angela Merkel na segunda-feira em Berlim, onde irá disparar a mensagem de que o bloco é resiliente, apesar da decisão do Reino Unido de deixá-lo, e uma onda de crises financeiras e imigratórias que impulsionaram a extrema direita. O fortalecimento da União Europeia e da zona do euro devem ser temas principais.

Por isso, as duas prioridades do novo presidente serão devolver aos franceses a confiança neles mesmos e convencê-los de que o país tem "em suas mãos todas os meios que tornarão e que tornam grandes as potências do século XXI". "Na vida nunca se deve dizer nunca", afirmou.

Enquanto isso, Brigitte Macron ocupará a cadeira de primeira-dama no Eliseu.

Suzane Richthofen deixa prisão para Dia das Mães
A primeira vez que a jovem deixou a cadeia desde a condenação ocorreu em março de 2016, em benefício semelhante para a Páscoa. A reportagem apurou que ela ficará em um endereço na cidade de Angatuba (SP), onde mora o namorado e familiares dele.

João Santana diz que Dilma prometeu 'sistema' para campanha
Mônica afirmou que a proximidade era tal que o casal não cobrava "um tostão" por trabalhos feitos fora da campanha. Eles foram ouvidos por integrantes do grupo de trabalho da Operação Lava Jato e da força-tarefa de Curitiba (PR).

Nelson Xavier morre aos 75 anos em Uberlândia
O ator Nelson Xavier morreu na noite desta terça-feira, 9, aos 75 anos, em Uberlândia, em Minas Gerais . Mas o papel que lhe deu maior notoriedade foi ode Chico Xavier , em 2010, num filme com o mesmo nome.

Então casada e já mãe de três filhos, ela recusou as investidas do aluno por anos, até que finalmente aceitou um pedido de namoro quando ele completou 18 anos.

Antes de iniciar sua carreira política, Macron foi sócio do banco Rothschild e se tornou milionário ao intermediar a compra de uma unidade da Pfizer pela Nestlé, em 2012 (estima-se que ele ganhou 2 milhões de euros no banco, de acordo com o "The Guardian").

A agora primeira-dama, que usava um vestido azul da marca Louis Vuitton, foi professora do presidente e sua mais fiel aliada em sua conquista do poder.

Em 2014, foi nomeado ministro da Economia pelo primeiro-ministro Manuel Valls.

Ele saiu do governo em agosto de 2016, quatro meses depois de anunciar a criação de seu próprio partido, o centrista En Marche!

Além disso, Hollande falou que sente-se "orgulhoso" das ações que seu governo tomou contra o terrorismo que causou "danos terríveis" ao país.

Related news