Governo declara fim de emergência nacional pelo vírus Zika

Governo declara fim de emergência nacional pelo vírus Zika

Governo declara fim de emergência nacional pelo vírus Zika

O Ministério da Saúde declarou, nesta quinta-feira (11), o fim da Emergência Nacional em Saúde Pública em relação à microcefalia e ao zika vírus. "Os estudos continuam, e vamos prosseguir na rotina de combate às arboviroses", afirmou.

O numero de casos das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti sofreu uma redução de 88,9% em comparação com o mesmo período em 2016, segundo o boletim epidemiológico elaborado pelo Ministério da Saúde.

"Do ponto de vista prático, não tem nenhuma mudança na assistência, na vigilância ou no diagnóstico", disse Loureiro, reforçando que a retirada da emergência não enfraquece as políticas públicas que foram implantadas no período.

Para o governo, um dos fatores que contribuíram para a redução dos casos foi a eliminação do Aedes aegypti.

FC Porto empata com Marítimo a uma bola
O FC Porto empatou na Madeira, com o Marítimo (1-1), e complicou as contas para a corrida ao título de campeão nacional. Casillas, Fernando Fonseca, Felipe, Marcano, Alex Telles, Rúben Neves, Herrera, Otávio, André André, Brahimi e Soares.

Jogo Santa Cruz X Sport terá mais de 400 Policiais Militares
Um dos jogadores mais empolgados com a classificação do Sport para a final da Copa do Nordeste era o atacante Rogério . Na etapa final, a partida seguiu aberta, mas com muita dificuldade de ambos os times em furar os sistemas defensivos.

Caixa disponível para instalar área automática na Câmara de Almeida
A CGD prevê encerrar 61 agências, sendo 18 na área da Grande Lisboa, 15 a norte, 15 a sul e nas regiões autónomas, e 13 na zona centro, segundo a lista revista divulgada em março.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de microcefalia têm apresentado redução em todo país.

A decisão resulta da diminuição dos casos registados, e segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil não preenche mais os requisitos exigidos para manter o estado de emergência.

Até 15 de abril deste ano, foram registrados 7.911 casos de Zika em todo o país, uma redução de 95,3% em relação a 2016, quando ocorreram 170.535 notificações. A maior proteção por parte da população, ausência de chuvas em determinadas regiões do País ajudaram a reduzir os casos da doença. Neste ano, foram 230. Ao todo, desde o início da situação de emergência, em novembro de 2015, o Ministério da Saúde recebeu 13.490 notificações de casos de microcefalia, sendo 2.653 posteriormente confirmados. Outros 5.712 casos foram descartados e 105 foram considerados prováveis.

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias.

Related news